Aplicativos mais baixados: quais empresas movimentaram mais dados

O Brasil já é o segundo país do mundo em downloads de aplicativos para dispositivos Android e ganhou uma posição no ranking mundial de downloads para iOS. Não é à toa que ao longo de 2019, o brasileiro gastou 3h45 por mês de seu tempo acessando aplicativos em celulares. Comentaremos sobre este tempo do uso de apps pelo brasileiro ainda neste texto.

Sem muitas surpresas, o WhatsApp ficou em primeiro lugar entre os apps gratuitos, assim como ocorreu em 2018. Acompanhado pela tendência dos últimos anos: Instagram, YouTube, Facebook e Messenger completam as primeiras posições dos aplicativos mais baixados.

No mundo, a lista dos aplicativos mais baixados a surpresa ficou por conta do TikTok, que foi o segundo aplicativo mais baixado entre os celulares no mundo. O app ficou atrás apenas do WhatsApp. Os dados são da companhia de análise Sensor Tower.

O TikTok, aplicativo de vídeos curtos atingiu mais de 738 milhões de downloads no ano de 2019, números que ultrapassam o Facebook e o Instagram. O levantamento foi feito nas plataformas App Store e no Google Play. No Brasil, o aplicativo começou a ganhar força entre os jovens, no final de 2019 e início de 2020.

Os aplicativos mais baixados no IOS

A Apple divulgou quais foram os aplicativos mais baixados (gratuitos e pagos) na App Store em 2019 no Brasil. As cinco primeiras posições, entre os gratuitos, foi sem surpresas. Com WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook e Messenger. Completando o top 10 estão iFood, FaceApp, Uber, Netflix e 99.

Segundo a lista da Apple, alguns aplicativos são estreantes neste ranking em comparação com 2018, Rappi e Uber Eats, concorrentes do iFood, e o app do banco digital Nubank. Isso demonstra uma tendência que o brasileiro cada vez mais aposta em diversos serviços online. Outro estreante na lista dos mais baixados é o editor de vídeos Lomotif.

Na lista dos aplicativos pagos para iOS, o primeiro lugar foi ocupado pelo WatchChat. A segunda colocação ficou com o editor de fotos Facetune.

Mais apps de edição de fotos também entraram para a lista dos mais baixados, como o 8mm Vintage Camera, o Camera+ e o DSLR Camera. Na categoria de bem-estar, aparecem o AutoSleep. Monitore seu Sono e o Full Fitness: Exercise Workout Trainer.

Lista da Google

O Play Store da Google listou quais foram os apps e jogos que mais fizeram sucesso com os brasileiros em 2019. Com a ajuda dos usuários do país e sua equipe de curadoria, a empresa divulgou quais aplicativos mais baixados e fizeram sucesso durante o ano e merecem a atenção dos donos de celulares com Android.

Segundo a Google, na votação popular, o aplicativo Dollify (permite que o usuário crie caricaturas de maneira rápida e simples) desbancou concorrentes de peso como o editor Enlight Pixaloop e o serviço de notícias SQUID.

Já os editores da Google elegeram como melhor aplicativo do ano no Brasil o Cíngulo. O serviço de terapia promete ser uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda o usuário em questões emocionais. O app ainda traz opiniões de especialistas em psicologia.

Entre os games, Call of Duty: Mobile, lançado em 1º de outubro de 2019 foi sucesso absoluto: além de ser eleito o melhor jogo na votação pública, também ganhou na escolha dos curadores de conteúdo da Google. O app também é sucesso de arrecadação e conseguiu alcançar mais de US$ 50 milhões em receita durante seus dois primeiros meses de mercado.

Muitas horas acessando

Como havia prometido no primeiro parágrafo, voltemos aos minutos, ou melhor, horas nas quais o brasileiro passa acessando aplicativos. São 3h45 e que renderam ao país a terceira colocação no ranking feito pela consultoria App Annie.

O Brasil está cinco minutos acima da média mundial, mas ainda perde para a China, onde o tempo gasto é de quase 4 horas, e para a Indonésia, onde as pessoas passam 4h40 conectadas.

No mundo todo, o tempo de uso dos aplicativos cresceu 35% desde 2017. O país que mais contribuiu para isso foi a China, onde o acréscimo foi de 60%.

Apesar da liderança do WhatsApp , os de finanças foram os aplicativos mais baixados no mundo. Eles foram acessados um trilhão de vezes em 2019, o que representa um crescimento de 100% em relação a 2017.

Na maioria dos países, os aplicativos de “carteiras virtuais” foram os mais acessados. Entre os brasileiros, no entanto, foram de bancos. O Nubank, em primeiro, seguido do FGTS, Picpay, Caixa Econômica e Mercadopago.

O Brasil ficou em terceiro lugar quando se tratou de aplicativos de compras diversas, quanto o assunto era compra de comida. Os apps de entrega de comida a domicílio, o número de acessos entre os brasileiros foi de quase oito bilhões. O país só perdeu para os Estados Unidos e a Indonésia.

Redes sociais e diversão

Quando se trata de apps de redes sociais, segundo o ranking feito pela consultoria App Annie, os aplicativos mais baixados foram o Whatsapp, Status Saver, Snapchat, Telegram e Hago.

 Na categoria diversão, o Brasil ocupou o sétimo lugar. O crescimento de downloads desses aplicativos foi de 32% no país entre 2018 e 2019. A liderança foi do Netflix, em seguida Youtube Go, depois o Amazon PrimeVideo, com o Globoplay em quarto lugar e o Viki em quinto.

 E você o que achou deste levantamento? Quais destes aplicativos que lideram as listas de mais baixados você ainda não tem em seu celular? Deixe sua opinião nos comentários.

Melissa Bello
Comente sobre esse cupom

      Deixe uma Comentário

      Cupom 99
      Logo
      Registrar Nova Conta
      Você também é apaixonado por cupons? Participe da nossa comunidade!
      Shopping cart