Um dos principais motivos para queixas de usuários da internet é por conta da conexão lenta. Mas existe uma forma de descobrir se existe algum problema na sua rede ou não, fazendo um teste de velocidade da internet banda larga.
É muito incômodo estar no meio de um vídeo chamada ou tentando fazer um download de um documento e ser interrompido por uma falha na internet.
Por esse motivo, o teste de velocidade pode ajudar a descobrir não só defeitos nos equipamentos técnicos (modem, etc). Ele serve para saber se a lentidão é causada por uma má distribuição da internet pelo seu provedor.
A partir dele, você poderá conferir de forma rápida e prática se o seu provedor de internet tem disponibilizado a quantidade real de megas para a sua residência ou local de trabalho.
Como funciona o teste de velocidade?
Inicialmente, é importante que você conecte o seu computador à internet e acesse um site medidor, para realizar o teste de velocidade. Escolha um de sua confiança, embora a maioria ofereça o mesmo resultado.
Existe uma variedade de sites no qual você pode verificar a velocidade da sua internet. Portanto, basta você ter acesso a sua rede para conseguir realizar essa ação.
Por conseguinte, você irá testar a sua velocidade a um servidor que você escolher, ou tem a opção de deixar que a ferramenta decida qual o ideal no momento do teste. Em seguida, clique em iniciar.
O medidor irá avaliar o Ping e seu tempo de resposta. O ping é um comando usado para medir a conexão entre equipamentos, além das velocidades de upload e download.
Ao final, são exibidos os resultados do teste de velocidade, para que o usuário saiba as possíveis variações do serviço que foi contratado.