Como o pilates pode ser um grande aliado na sua qualidade de vida e bem-estar

A prática de exercícios físicos está diretamente ligada a saúde do corpo e da mente. Entenda como o Método Pilates pode ser um grande aliado neste sentido!

Em um mundo totalmente digitalizado, onde as informações correm de maneira rápida e precisa, o dia à dia das pessoas se torna cada vez mais corrido e muitas vezes, estressante e cansativo.

Equilibrar a saúde física e mental com as obrigações pessoais e profissionais pode se tornar um desafio para muitas pessoas. 

Afinal, como manter o equilíbrio entre corpo e mente de maneira benéfica tanto para nós, quanto para nossas relações externas? 

Existem algumas práticas que vêm auxiliando milhares de pessoas nesse processo de autoconhecimento, uma delas, é o Pilates. 

Afinal, o que é Pilates? 

Originalmente conhecido como Contrologia, o Método Pilates se consiste no controle da mente através de todos os músculos e membros do corpo. 

Os exercícios têm como principal objetivo o fortalecimento da musculatura corporal, promovendo assim, estabilidade e mobilidade das articulações, reeducação dos movimentos corpóreos e da consciência corporal e melhora de postura. 

De forma exemplificada, o método têm como finalidade tornar o corpo e consecutivamente, a mente, mais saudáveis. 

Para aqueles que não são fãs de atividades físicas, o Pilates vêm como um grande aliado. Os movimentos realizados durante a atividade proporcionam alongamento e fortalecimento do corpo e, dentre seus principais benefícios se enquadram a melhora na respiração do indivíduo, diminuição do estresse e reeducação do equilíbrio corporal.

A prática também é um dos tratamentos mais indicados para pessoas com patologias da coluna, pois promove a mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura. 

Existem diversas formas de se exercitar com o Método Pilates. Quer saber quais? Continue lendo este conteúdo! 

Práticas e exercícios 

Antes de citarmos os principais tipos de exercícios no Pilates, vale ressaltar quais são os princípios da técnica que vêm auxiliando milhares de pessoas: concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Com esses cinco tópicos em mente, você já pode começar a se exercitar!

Além do mais, é importante saber que, como qualquer prática de exercício físico, o Pilates requer um ambiente adequado e a orientação de um profissional especializado. 

Pilates em equipamentos

Esses exercícios são realizados de forma rítmica, controlada e são associados à correção de postura e à respiração. Os equipamentos por sua vez, são capazes de oferecer diversas possibilidades de movimentos. Os mesmos, são ajustáveis para facilitar ou dificultar a movimentação. 

Pilates no solo

Nesse tipo de exercício, o praticamente depende da própria força para realizar os movimentos. Por este motivo, os exercícios tendem a ser mais desafiadores, exigindo mais do aluno. Dessa maneira, o corpo inteiro é fortalecido. 

Dessa forma, os exercícios de Pilates no solo ressaltam o aprendizado da respiração e da centralização da força. 

Pilates em casa

Diferente do que muitos pensam, para se trabalhar o Método Pilates, não necessariamente precisa-se do auxílio de aparelhos elaborados e de um local específico de treinamento como academias ou centros especializados. 

Uma vez que a consciência corporal é adquirida ao longo das aulas, sejam elas com equipamentos ou solo, o aluno têm a possibilidade de começar a praticar as técnicas em sua própria casa. 

Mesmo assim, o acompanhamento profissional é indispensável. Isso por que o professor pode orientar o praticamente acerca de posturas inadequadas e direcionamentos corretos. 

Nesses casos, o profissional acompanha a evolução gradativa do aluno, trabalhando dentro de suas necessidades e limitações. Isso acaba por fazer toda a diferença para a eficácia do tratamento e consequentemente, o alcance rápido de benefícios corporais e mentais. 

Exercícios para a coluna

O desequilíbrio muscular é uma das principais causas de dores lombares. São diferentes fatores que contribuem para essa prática, como: má postura no dia a dia, bolsas e mochilas pesadas, excesso de tempo gasto na mesma posição em frente ao computador, entre outros. 

Essas práticas acabam desestabilizando os músculos, podendo assim, causar graves danos corporais, principalmente à coluna do indivíduo. Entretanto, o Pilates possui diversos exercícios capazes de aliviar dores e reeducar a postura corporal. 

Normalmente, os exercícios para coluna devem ser repetidos cerca de quatro vezes cada, mas, é importante respeitar os limites de cada corpo. Conforme o aluno ganhe resistência e habilidade, as séries podem ir aumentando. 

Mas não se esqueça: Antes mesmo de iniciar os exercícios, a avaliação física de um profissional qualificado é indispensável. Só assim, você saberá quais são os exercícios corretos para o seu corpo e necessidade específica. 

Exercícios para gestantes

O Pilates é indicado para mulheres em gestação pois, durante este período, o corpo muda bastante, podendo causar dores, desconfortos e má postura. 

Desde que não haja contraindicação médica, a gestante que pratica a técnica pode ganhar um melhor condicionamento físico, bem-estar, controle de peso e fortalecimento do abdômen. Esses fatores auxiliam (e muito) na hora do parto! 

É importante ressaltar que para este tipo específico de tratamento, não se utiliza o uso de muito peso ou repetições excessivas. O principal objetivo é trazer qualidade de vida à gestante de maneira confortável. 

Assim como em qualquer atividade física, o acompanhamento profissional e avaliação médica são imprescindíveis. Além de garantir a saúde da mãe e do bebê, é possível assegurar o trabalho adequado com a respiração da gestante e evitar possíveis quedas durante a prática. 

Exercícios para idosos

O Pilates é um grande aliado para se envelhecer de maneira saudável, evitando doenças e complicações. Isso, sempre respeitando a margem de segurança, limites e ritmo de cada um. 

Para a Terceira Idade, a técnica pode ser aplicada de diversas formas, de acordo com as necessidades de cada aluno. Os benefícios são inúmeros: Fortalecimento muscular; maior percepção dos movimentos; equilíbrio; alívio de dores e estresse, entre outros. 

Além de todos os benefícios para o corpo, o processo também auxilia na auto estima dos idosos, pois através da técnica, percebem que têm capacidade de fazer exercícios e cuidarem do corpo e mente, fato que talvez, pensaram um dia, não serem capazes de conseguir. 

Pilates e saúde bucal 

Você sabia que o Pilates se relaciona com a saúde bucal das pessoas que o praticam? Isso se dá ao fato de que muitos problemas orais estão relacionados ao emocional e saúde mental das pessoas. 

A prática por sua vez, influencia diretamente não só o corpo, mas a mente do indivíduo, podendo auxiliar em questões de estresse, ansiedade e depressão. 

Dessa forma, o Método Pilates indiretamente, acaba se tornando um grande aliado para a prevenção de doenças e problemas bucais como a Periodontite, lesões nos dentes, desgaste de esmalte dentário, entre outros. 

Mas, é de suma importância ressaltar que a higienização bucal correta e visitas periódicas ao ortodontista são indispensáveis para a saúde bucal. 

Contar com um plano odontológico pessoa física é um fator que pode te auxiliar para manter tratamentos e consultas em dia, sem pesar muito no bolso. Dessa forma, você cuida do seu sorriso e auxilia também, no seu bem-estar e qualidade de vida. 

Tenha em mente que uma boa pesquisa de campo é essencial para conhecer os benefícios de cada plano em questão. Assim, você poderá avaliar aquele que mais atende às suas necessidades a curto, médio e longo prazo. 

Utilizar as ferramentas da web para fazer pesquisas precisas é uma ótima dica! Utilize de termos que te auxiliem nessa busca, como por exemplo: “dentista convênio” ou “plano odontológico preços”, assim você terá resultados rápidos e consistentes de acordo com o que procura. 

Conclusão 

Neste artigo foi possível perceber a forma como a prática do Pilates pode ser uma grande aliada em nossas vidas, auxiliando em nossas relações internas e externas, além de um melhor funcionamento do corpo e organismo.

Equilibrar a rotina junto à exercícios de respiração e concentração, é um fator que pode mudar drasticamente o comportamento das pessoas em relação a forma como a mente e corpo respondem a situações diárias. 

Assim como ressaltado no texto, vale lembrar que a prática demanda do acompanhamento de um profissional qualificado e em alguns casos, prescrição médica. 

Lembre-se: autoconhecimento é a chave para a sua qualidade de vida e bem-estar. Coloque essas dicas em prática para melhorar sua saúde física e mental!

Melissa Bello
Comente sobre esse cupom

      Deixe uma Comentário

      Cupom 99
      Logo
      Registrar Nova Conta
      Você também é apaixonado por cupons? Participe da nossa comunidade!
      Shopping cart